sábado, abril 30, 2005

produção e pós-produção do projecto

Matilde Rocha
Matilde R 22
Matilde R 23

De acordo com a planificação inicial e na presente data encontro-me entre a produção e a pós-produção do meu projecto.
Findas as sessões fotograficas, as várias manipulações para tentar encontrar uma forma de realizar fotografia aérea sem ter como obstáculo a intensidade da luz e a névoa, (minhas principais dificuldades) e graças à utilização de polarizadores e filtros que tornaram a cor mais saturada e as formas mais recortadas, passo então à fase seguinte, que me levanta a seguinte questão, transformar as minhas fotografias a cores em preto e branco e pôr de parte a questão da cor.
A minha principal inluência nesta decisçao foram: as imagens aéreas de Mário Giacomelli em que os contrastes acentuados e os brancos "furados", tornam as fotografias em registos abstractos, e as fotografias que tirei sobre a neve (apresentadas no último fórum).
Uma vez que as minhas imagens são todas de paisagens rurais, se eu as converter para preto e branco, passam a ser uma serie de manchas de diferentes valores tonais justapostas, podendo assim descartar 50, 60 ou até mesmo 80% da imagem sem isto interferir na sua leitura final. Dai a minha ideia de aproveitar apenas “tiras ou faixas” dos registos e ir ao encontro do formato panoramico, mas contrariando a sua principal função que é maior legibilidade e concentração de informação.
Estas três imagens que se seguem são apenas experiências do que poderei vir a fazer, não pertendem por enquanto ter uma
relação pois resultaram de sessões fotográficas distintas, a sua unica função vai ser a escolha futura de dentro dos vários
registos sobre os quais me irei debruçar para desenvolver a pós-produçao do meu projecto.