sexta-feira, abril 29, 2005

Apelo aos sentidos

Sílvia Santos

O projecto segue a linha de uma narrativa audiovisual não-linear e interactiva, pretende explorar a relação sensitiva entre o manipulador e o objecto através de variações entre as constantes no espaço e tempo e pela interacção entre as partes.
Metodologicamente o projecto será estruturado em director e flash e será orientado por conteúdos como sons, imagens, textos e a relação entre os mesmos.
Sílvia Santos1
Sílvia Santos2

Computadores são instrumentos que por si só estão privados de consciência, enquanto que os processos cognitivos e perceptivos das criaturas vivas não estão, estas têm de responder a um ambiente onde existem variações constantes nas dimensões do espaço, do tempo, da intensidade, desenvolvendo variações de força de hierarquias, de dimensões, de dominantes e de subordinados; provém vários tamanhos, formas e subdivisões para responder aos caprichos do ambiente. Estes elementos psicofisiológicos são como os elementos físicos em que os computadores se baseiam. Nos interfaces informáticos interactivos o sujeito é colocado dentro de uma estrutura que pretende de certo modo recriar estas correlações.
No Ocidente a tecnologia é levada muito a sério e é desesperante quando esta não funciona. A arte interactiva em computador é literal e equivalente à interacção física entre o utilizador e o objecto e desvaloriza a interacção psicológica entre as partes. O processo de preenchimento, formulação de hipóteses, identificação e lembrança são erroneamente assimilados como parte integrante de uma existente estrutura interactiva de ligações, mas estes apesar de se encontrarem funcionalmente na estrutura a sua manipulação pertence ao livre-arbítrio de um sistema consciente pois só este é capaz de escolher voluntariamente e sem restrições.
A fácil disponibilidade da informação vinda de diversas fontes, sendo mais fragmentadas e o acesso limitado a razão na economia consumista fomenta uma nova pressão no tipo de imagens que a cultura desenvolveu e acaba por exigir o desenvolvimento de novas tipologias.
Enquanto que as perspectivas realistas das imagens do mundo são tão comuns hoje em dia como durante todo o ultimo século, fotografia, cinema, vídeo, etc., não são os únicos modos de as produzir. A computorização fortaleceu a oposição ao lugar ocupado pelo figurativismo providenciando novas técnicas.
A interactividade informática pode também ser vista como um modo de exteriorização da vida mental por processos de reflexão, de resolução de problemas, de memória e de formas de associação adequados a links de conteúdos, busca de imagens, escolhas de cenas ou textos.