sexta-feira, abril 29, 2005

Da tipografia a sinalética

Manuelle Freire
Manuelle_1
Manuelle_2

Nesta fase do projecto defini os 12 módulos necessários à construcção de todos os caracteres do alfabeto.
Especialmente pensados para funcionar em determinadas condições de iluminação, estes caracteres não deixam de ter em comum com qualquer fonte tipográfica “convencional” preocupações de equilíbrio e compensações ópticas características da escala da tipografia em sinalética.
Se os módulos existem no espaço tridimensional, enquanto objectos aparentemente dispersos ao longo de um percurso, a sua sombra projectada resulta em texto escrito: caracteres qe se pretendem legíveis como se estivessem desenhados sobre um (ou vários) planos.
Não considero o desenho das formas definido e encerrado. Este ficará constantemente sujeito a pequenas variações, atendendo a cada caso específico de composição.
Na próxima fase serão testadas diferentes situações para a disposição dos módulos no espaço: a sua relação de escala com o homem, a simulacrao de um “site specific”, interferências na sombra projectada por objectos em movimento e deformações do caracter através de variações de iluminação e resultados na sua própria sombra.