sábado, abril 30, 2005

ORDEM DOS DESIGNERS

Março / Abril 2005
Maria Koehler

No texto apresentado em Janeiro, sobre a intenção do trabalho anual, decidi que iria pesquisar sobre o que já existe e o que, na minha modesta opinião, está em falta para a implementação da Ordem dos Designers, bem como na elaboração de uma proposta para a realização de uma imagem gráfica da mesma.
Após regressar do Programa Erasmus, a minha pesquisa, com vista a tentar recolher o máximo de dados e informação disponível para a realização da mesma, foi efectuada via internet.
Deparei-me com a existência de 3 associações: a APD (Associação Portuguesa de Designers), a AND (Associação Nacional de Designers) e o CPD (Centro Português de Design), das quais apenas as duas primeiras se encaminham para o aparecimento de uma Ordem. O CPD está direccionado para a divulgação de programas, exposições, workshops, etc., relacionados com o design, não tendo por objectivo a formação de uma Ordem.
Como associações, tanto a APD como a AND, no meu ponto de vista, não se têm manifestado o suficiente, dado que até esta data nunca tinha ouvido falar da sua existência, e constatei junto de vários colegas de turma e recém formados que estes também as desconheciam.
A APD e a AND têm a mesma finalidade, o aparecimento de uma Ordem, no entanto, julgo que os motivos pelos quais estas associações não se desenvolvem são:
1. A falta de associados.
Só com um determinado número é que consegue "andar para a frente".
2. A rivalização entre as duas associações.
Parece-me, deste modo, que o facto de serem "rivais", em nada contribui para a criação desta Ordem.
Assim, julgo que ambas se deveriam unir e trabalharem com um objectivo comum, de modo a conseguirem obter um número de associados maior.
A importância da sua união, bem como a sua posterior divulgação, não apenas via internet, mas especialmente junto das escolas superiores, permitiria que se reunissem esforços para o aparecimento da Ordem a curto prazo, com a qual todos os membros só beneficiariam ao criarem-se as condições necessárias para o seu funcionamento.
A AND, formada apenas em Março de 2003, na Guarda, parece ser a que tem mais condições para se desenvolver, pois a APD, formada em 1976, estava estagnada, devido à inércia daqueles que nela estão inscritos.
Contudo, ao ser criada a AND, a APD começou de novos a mostrar trabalho em 2005, tentando chamar mais associados, o que indicia a rivalização acima mencionada, o que, na minha opinião, se por um lado poderia ser um factor positivo, por outro revela-se um entrave para a implementação da Ordem.
Para perceber o que se passa realmente, entrei em contacto com o Presidente do CPD, o Designer Henrique Cayatte, e com as outras duas associações, encontrando-me, de momento a aguardar respostas.
Neste momento, a parte prática do meu projecto, nomeadamnete a imagem da Ordem encontra-se numa fase final.Posteriormente, tenciono realizar um site que, quando terminado, poderei disponibilizar toda a informação por mim recolhida.
Gostaria também de referir a existência de um site de discussão sobre design, em que vão aparecendo comentários de pessoas relacionadas com a nossa área e, no qual, também podemos participar:
http://groups.msn.com/ForumsobreDesignemPortugal/general.msnw?action=get_threads
Para quem quiser conhecer os sites e os programas das associções referidas anteriormente, os endereços são:
APD: www.associacaoportuguesadesigners.com
AND: www.and.org.pt
CPD: www.cpd.pt