proj.: Publicis
Joana Mafalda Martins
“Derivada do latim publicis, a palavra publicidade pretende designar a qualidade daquilo que é público, a divulgação e a difusão. Todavia , a publicidade é hoje muito mais do que tornar público um produto, uma ideia ou um serviço: visando alvos cada vez mais bem delimitados e identificados a publicidade joga com as emoções, anseios, necessidades, preconceitos e todo o tipo de sentimentos do receptor das suas mensagens.”
“Publicitor” – pag. 23
Tal como já havia referido o meu projecto compreende a criação de uma empresa de Design e Publicidade (especializada na criação de marcas) chamada: MAFCOMPLEX, cujo slogan é - Strict Logic Design, mas caracteriza-se por ter um sentido de humor muito próprio nas suas campanhas e pela criação de produtos ditos “fora do normal”.
Pretendo para o projecto realizar a linha gráfica da MAFCOMPLEX, o site e a sua promoção.
Posteriormente escolherei 1 ou 2 produtos do portfólio empresa e farei as suas respectivas linhas gráficas e publicidades.
Este projecto passa um pouco por todas as disciplinas pois na elaboração das campanhas, e partindo do principio que a própria empresa é um produto a ser implantado no mercado, passarei por várias fazes tais como a resolução de problemas relacionados com design, tipografia, marketing (apesar desta não ser a minha área, todos os produtos são lançados com base em estudos de marketing), fotografia publicitária e comerciais para TV.
Para elucidar melhor o que gostava de realizar vou descrever uma história que ouvi e que penso ser verídica: A Vodafone quis lançar uma linha/rede de telemóveis mais direçionados para jovens e com promoções que agradassem a estes. A conta foi dada à empresa Brandia, que reuniu uma equipa que durante alguns dias se recolheu num chamado “Brain-Storming” e daí nasceu a Yorn, com uma linha muito especial e um sentido de humor próprio. É obvio que esta equipa é formada por gente de várias áreas, mas visto que eu sou só uma, gostava de entender e de aplicar nos produtos que irei criar, a totalidade do processo desde o nascimento da ideia à compra do produto pelo consumidor.
Estou também a reunir uma série de livros que me poderão ajudar nesta tarefa, tais como “It´s not how good you are, it´s how good you want to be” – Paul Arden; “Marketing com sucesso” – Tony Fetcher e Neil Russel-jones e “Publicitor” – Bernard Brochand, Jacques Lendrevie, Joaquim Vicente Rodrigues e Pedro Dionísio.
Em relação á area de projecto que mais me interessaria seria uma cujo professor dominasse principalmente a parte teórica que compreende a criação Design/publicidade pois é mais neste ponto que irei situar o meu projecto.Deixo ao critério dos professores a escolha do meu tutor, estando certa que farão a escolha mais acertada para o meu caso.
fbaup janeiro 2005
“Derivada do latim publicis, a palavra publicidade pretende designar a qualidade daquilo que é público, a divulgação e a difusão. Todavia , a publicidade é hoje muito mais do que tornar público um produto, uma ideia ou um serviço: visando alvos cada vez mais bem delimitados e identificados a publicidade joga com as emoções, anseios, necessidades, preconceitos e todo o tipo de sentimentos do receptor das suas mensagens.”
“Publicitor” – pag. 23
Tal como já havia referido o meu projecto compreende a criação de uma empresa de Design e Publicidade (especializada na criação de marcas) chamada: MAFCOMPLEX, cujo slogan é - Strict Logic Design, mas caracteriza-se por ter um sentido de humor muito próprio nas suas campanhas e pela criação de produtos ditos “fora do normal”.
Pretendo para o projecto realizar a linha gráfica da MAFCOMPLEX, o site e a sua promoção.
Posteriormente escolherei 1 ou 2 produtos do portfólio empresa e farei as suas respectivas linhas gráficas e publicidades.
Este projecto passa um pouco por todas as disciplinas pois na elaboração das campanhas, e partindo do principio que a própria empresa é um produto a ser implantado no mercado, passarei por várias fazes tais como a resolução de problemas relacionados com design, tipografia, marketing (apesar desta não ser a minha área, todos os produtos são lançados com base em estudos de marketing), fotografia publicitária e comerciais para TV.
Para elucidar melhor o que gostava de realizar vou descrever uma história que ouvi e que penso ser verídica: A Vodafone quis lançar uma linha/rede de telemóveis mais direçionados para jovens e com promoções que agradassem a estes. A conta foi dada à empresa Brandia, que reuniu uma equipa que durante alguns dias se recolheu num chamado “Brain-Storming” e daí nasceu a Yorn, com uma linha muito especial e um sentido de humor próprio. É obvio que esta equipa é formada por gente de várias áreas, mas visto que eu sou só uma, gostava de entender e de aplicar nos produtos que irei criar, a totalidade do processo desde o nascimento da ideia à compra do produto pelo consumidor.
Estou também a reunir uma série de livros que me poderão ajudar nesta tarefa, tais como “It´s not how good you are, it´s how good you want to be” – Paul Arden; “Marketing com sucesso” – Tony Fetcher e Neil Russel-jones e “Publicitor” – Bernard Brochand, Jacques Lendrevie, Joaquim Vicente Rodrigues e Pedro Dionísio.
Em relação á area de projecto que mais me interessaria seria uma cujo professor dominasse principalmente a parte teórica que compreende a criação Design/publicidade pois é mais neste ponto que irei situar o meu projecto.Deixo ao critério dos professores a escolha do meu tutor, estando certa que farão a escolha mais acertada para o meu caso.
fbaup janeiro 2005
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home