segunda-feira, janeiro 31, 2005

Projecto: Design como instrumento de analise e reflexao social

Trabalhar o design como instrumento de análise e reflexão social ‹‹área de intervençãona vida››* é o objectivo do meu projecto individual. Ou seja, não reduzir o design a um produtomeramente objectual, mas sim consciencializador de determinados assuntos ou matérias.‹‹A sua natureza de disciplina intimamente ligada com a vida de todos-os-dias confere-lhe uma autoridade quemuitos campos não têm››, Significado do Design, Maurizio Vitta*.Pegando nesta direcção ao nível do design, proponho abordar um grande tema – ACondição Humana – que se pode desdobrar em sub-temas, como por exemplo, a humanidade,a existência, a efemeridade, as simbioses homem/natureza...Em função de leituras efectuadas, partilho duas citações do livro ‹‹A CONDIÇÃOHUMANA›› de Hannah Arend:‹‹A terra é a própria quinta-essência da condição humana e, ao que sabemos, a sua natureza pode sersingular no universo, a única capaz de oferecer aos seres humanos um habitat no qual eles podem mover-se erespirar sem esforço nem artifício››, pág. 12/13.‹‹O artifício humano do mundo separa a existência do homem de todo o ambiente meramente animal;mas a vida, em si, permanece fora desse mundo artificial, e através da vida o homem permanece ligado a todosos outros organismos vivos››, pág. 13.A relação Homem/Terra/Natureza pretende ser abordada de um ponto de vista activo,na ordem das relações, acções, intervenções e mudanças, que o Homem preconiza comoanimal efémero, do ponto de vista individual, mas ao mesmo tempo eterno (que perdura notempo), do ponto de vista colectivo. É nesta intensa intervenção (acções que perduram etransformam o mundo/terra) que a análise será efectuada de uma forma crítica, elaborandouma reflexão individual, mas que ao ser partilhada (através de um meio) pretende ser ouproporcionar uma reflexão colectiva e consciencializadora destes assuntos.Poderá ser prematuro referi-lo, mas a vontade dirigi-se para uma simbiose da teoriacom a práctica, sendo a segunda direccionada para o audiovisual, o campo expositivo, maispropriamente o documentarismo. A justificação desta opção resume-se em primeira instânciapor uma adptação ‹‹dos conteúdos›› à prática e também por um interesse particular pelocinema documental, especialmente o poético e o experimental - representação da realidadeatravés de binómios realidade/representação, verdade/ponto de vista,objectividade/subjectividade, etc. Ou seja, fazer um discurso sobre o mundo, ultrapassandoas fronteiras da mimésis, representando-o (independentemente do tema) sob um olhar particularou individual, com elementos expressivos, subjectivos e reflexivos. Em suma, fazer colidir ateoria social com a experimentação formal. ‹‹área de intervenção na vida››* é o objectivo do meu projecto individual. Ou seja, não reduzir o design a um produtomeramente objectual, mas sim consciencializador de determinados assuntos ou matérias.‹‹A sua natureza de disciplina intimamente ligada com a vida de todos-os-dias confere-lhe uma autoridade quemuitos campos não têm››, Significado do Design, Maurizio Vitta*.Pegando nesta direcção ao nível do design, proponho abordar um grande tema – ACondição Humana – que se pode desdobrar em sub-temas, como por exemplo, a humanidade,a existência, a efemeridade, as simbioses homem/natureza...Em função de leituras efectuadas, partilho duas citações do livro ‹‹A CONDIÇÃOHUMANA›› de Hannah Arend:‹‹A terra é a própria quinta-essência da condição humana e, ao que sabemos, a sua natureza pode sersingular no universo, a única capaz de oferecer aos seres humanos um habitat no qual eles podem mover-se erespirar sem esforço nem artifício››, pág. 12/13.‹‹O artifício humano do mundo separa a existência do homem de todo o ambiente meramente animal;mas a vida, em si, permanece fora desse mundo artificial, e através da vida o homem permanece ligado a todosos outros organismos vivos››, pág. 13.A relação Homem/Terra/Natureza pretende ser abordada de um ponto de vista activo,na ordem das relações, acções, intervenções e mudanças, que o Homem preconiza comoanimal efémero, do ponto de vista individual, mas ao mesmo tempo eterno (que perdura notempo), do ponto de vista colectivo. É nesta intensa intervenção (acções que perduram etransformam o mundo/terra) que a análise será efectuada de uma forma crítica, elaborandouma reflexão individual, mas que ao ser partilhada (através de um meio) pretende ser ouproporcionar uma reflexão colectiva e consciencializadora destes assuntos.Poderá ser prematuro referi-lo, mas a vontade dirigi-se para uma simbiose da teoriacom a práctica, sendo a segunda direccionada para o audiovisual, o campo expositivo, maispropriamente o documentarismo. A justificação desta opção resume-se em primeira instânciapor uma adptação ‹‹dos conteúdos›› à prática e também por um interesse particular pelocinema documental, especialmente o poético e o experimental - representação da realidadeatravés de binómios realidade/representação, verdade/ponto de vista,objectividade/subjectividade, etc. Ou seja, fazer um discurso sobre o mundo, ultrapassandoas fronteiras da mimésis, representando-o (independentemente do tema) sob um olhar particularou individual, com elementos expressivos, subjectivos e reflexivos. Em suma, fazer colidir ateoria social com a experimentação formal.
Dária Joana Teixeira Salgado
Janeiro 2005