Calendário para Janeiro de 2005
Calendário para Janeiro de 2005 -
5º ano de Design de Comunicação
14 de Janeiro (sexta): prazo de entrega para trabalhos teorico-práticos pendentes do período passado
17 de Janeiro (segunda): montagem de exposição do 5º ano.
18 de Janeiro (terça): visita à exposição do 5º ano
e entrega de primeiros esboços de propostas individuais de projecto pelos alunos (no princípio da tarde).
20 de Janeiro (quinta), 14h30: forum de apresentação e discussão dos projectos do 5º ano.
A partir de 24 Janeiro, far-se-á a distribuição dos alunos do 5º ano pelos docentes encarregues de orientarem os seus projectos.
Esta distribuição far-se-á com base na natureza dos projectos em causa e na vontade demonstrada pelo aluno.
Alguns esclarecimentos relativamente à exposição de 17-18 de Janeiro:
NÃO se pretende que a exposição seja um simples mostruário de todo o trabalho realizado pelos alunos. Pretende-se que cada aluno seleccione um ou mais dos seus trabalhos (realizados no 1º período), ensaiando já um olhar crítico e ponderado sobre o trabalho realizado.
A este primeiro momento de selecção seguir-se-á uma segunda selecção da responsabilidade dos grupos responsáveis pela exposição, que terão a responsabilidade de organizarem o material cedido por todos os alunos num todo coerente. Os grupos irão, naturalmente, certificar-se que cada aluno é representado pelo menos por um trabalho.
Um outro propósito desta exposição é o de servir como primeiro indicador de vontades dos alunos relativamente ao seu projecto individual. O aluno pode optar por expor um trabalho do primeiro período que se encontre mais próximo do seu projecto final de curso. Em alternativa, pode simplesmente apresentar um ou mais trabalhos que considere particularmente bem sucedidos. Em alternativa ainda, o aluno pode optar por expor material já integrável no seu projecto, se se encontrar numa fase adiantada de preparação do mesmo.
Cada aluno deve ainda elaborar um dossier, consultável quando da exposição, no qual se poderão observar todos os trabalhos executados na primeira fase do ano que não estão expostos. Este dossier individual funcionará como uma "nota de rodapé", permitindo que a exposição se concentre sobre uma visão selectiva do trabalho do 5º ano, mantendo no entanto a possibilidade de uma visão mais pormenorizada do trabalho individual, se esta for necessária ou desejada.
Recorda-se que os dois grupos de coordenação desta exposição são os últimos responsáveis pela mesma, respondendo por ela quando do seu visionamento. Assim sendo, as suas competências vão para além da simples montagem de trabalho alheio: a estes grupos compete seleccionar, organizar, sequenciar e criar contextos e relações entre trabalhos que permitam formas originais, criativas e dignas de reflectir sobre esses mesmos trabalhos.
Os grupos nomeados, recorda-se, são os seguintes:
audio-visual:
- Sofia
- Matilde
- Lígia
- Miguel
material impresso:
- Bárbara
- Cátia
- Rui
- Marco
Esclarecimento relativo à entrega de primeiras propostas de projecto, marcada para dia 18:
Pretende-se um breve texto que serve como primeira declaração de intenções, e que deve ser composto em cerca de 2000 CARACTERES.
Este primeiro documento deve ser encarado como um esboço de ideias, não necessitando de ser conclusivo nem sendo ainda documento vinculativo de intenções. Os alunos devem encarar este documento como um ponto de partida para a discussão que se seguirá, mantendo a possibilidade de alterações de fundo se estas entretanto se revelarem oportunas.
5º ano de Design de Comunicação
14 de Janeiro (sexta): prazo de entrega para trabalhos teorico-práticos pendentes do período passado
17 de Janeiro (segunda): montagem de exposição do 5º ano.
18 de Janeiro (terça): visita à exposição do 5º ano
e entrega de primeiros esboços de propostas individuais de projecto pelos alunos (no princípio da tarde).
20 de Janeiro (quinta), 14h30: forum de apresentação e discussão dos projectos do 5º ano.
A partir de 24 Janeiro, far-se-á a distribuição dos alunos do 5º ano pelos docentes encarregues de orientarem os seus projectos.
Esta distribuição far-se-á com base na natureza dos projectos em causa e na vontade demonstrada pelo aluno.
Alguns esclarecimentos relativamente à exposição de 17-18 de Janeiro:
NÃO se pretende que a exposição seja um simples mostruário de todo o trabalho realizado pelos alunos. Pretende-se que cada aluno seleccione um ou mais dos seus trabalhos (realizados no 1º período), ensaiando já um olhar crítico e ponderado sobre o trabalho realizado.
A este primeiro momento de selecção seguir-se-á uma segunda selecção da responsabilidade dos grupos responsáveis pela exposição, que terão a responsabilidade de organizarem o material cedido por todos os alunos num todo coerente. Os grupos irão, naturalmente, certificar-se que cada aluno é representado pelo menos por um trabalho.
Um outro propósito desta exposição é o de servir como primeiro indicador de vontades dos alunos relativamente ao seu projecto individual. O aluno pode optar por expor um trabalho do primeiro período que se encontre mais próximo do seu projecto final de curso. Em alternativa, pode simplesmente apresentar um ou mais trabalhos que considere particularmente bem sucedidos. Em alternativa ainda, o aluno pode optar por expor material já integrável no seu projecto, se se encontrar numa fase adiantada de preparação do mesmo.
Cada aluno deve ainda elaborar um dossier, consultável quando da exposição, no qual se poderão observar todos os trabalhos executados na primeira fase do ano que não estão expostos. Este dossier individual funcionará como uma "nota de rodapé", permitindo que a exposição se concentre sobre uma visão selectiva do trabalho do 5º ano, mantendo no entanto a possibilidade de uma visão mais pormenorizada do trabalho individual, se esta for necessária ou desejada.
Recorda-se que os dois grupos de coordenação desta exposição são os últimos responsáveis pela mesma, respondendo por ela quando do seu visionamento. Assim sendo, as suas competências vão para além da simples montagem de trabalho alheio: a estes grupos compete seleccionar, organizar, sequenciar e criar contextos e relações entre trabalhos que permitam formas originais, criativas e dignas de reflectir sobre esses mesmos trabalhos.
Os grupos nomeados, recorda-se, são os seguintes:
audio-visual:
- Sofia
- Matilde
- Lígia
- Miguel
material impresso:
- Bárbara
- Cátia
- Rui
- Marco
Esclarecimento relativo à entrega de primeiras propostas de projecto, marcada para dia 18:
Pretende-se um breve texto que serve como primeira declaração de intenções, e que deve ser composto em cerca de 2000 CARACTERES.
Este primeiro documento deve ser encarado como um esboço de ideias, não necessitando de ser conclusivo nem sendo ainda documento vinculativo de intenções. Os alunos devem encarar este documento como um ponto de partida para a discussão que se seguirá, mantendo a possibilidade de alterações de fundo se estas entretanto se revelarem oportunas.
1 Comments:
Esta exposição parece boa ideia nos moldes que estão apresentados, mas na prática não se verifica tais intenções. Será que é um problema de comunicação entre os professores?
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