segunda-feira, janeiro 03, 2005

Narrativas Visuais: significado/ser/estrutura/forma/produto/contexto

Propósitos:
1. A imagem como elemento estruturante da linguagem do artista plástico, do designer, do cineasta e do cientista. A dimensão pedagógica da imagem potencia os mecanismos de comunicação do grupo.
2. Interpretar os modelos e praxis inerentes aos novos aparatos audiovisuais de produção e reprodução de comunicação, aparatos esses capazes de desenvolver mensagens e discursos visuais dos quais decorram atitudes de elevada cooperação e integração do indivíduo no colectivo.
3. Adquirir, na teoria e na prática, a compreensão dos fenómenos da comunicação visual como base rigorosa de um sistema: significado/ser/estrutura/forma/produto/contexto
4. Estruturação, pré produção, produção e pós produção de projectos visuais desenvolvidos em suportes digitais e/ou analógicos, baseados numa grelha de trabalho: conteúdo, organização e navegação, design visual, eficácia, compatibilidade e interactividade.
5. O princípio da criatividade pode resultar da integração de conhecimentos diferenciados sistematizados em ordem a um referencial estético contemporâneo.

Avaliação:
Aquisição, articulação e aplicação de conceitos;
Curiosidade científica, técnica e tecnológica;
Desenvolvimento da pré-produção, produção e pós-produção do projecto;
Adaptação a novas situações e contextos;
Competência técnica contextualizada.

Acompanhamento e atendimento dos Alunos
Colaboração na implementação de uma estrutura de desenvolvimento do projecto. Procura de uma metodologia e planeamento de trabalho depois de tipificar o mesmo projecto.
Acompanhamento individual, face às caraterísticas específicas dos projectos e características pessoais, científicas e culturais de cada aluno. Face a uma exposição inicial de dúvidas colocadas por cada aluno, são sugeridas soluções subsidiadas por informações bibliográficas de acordo com o problema a resolver.
Acompanhamento na produção técnica do projecto.
Demonstrações práticas e aplicativas em situações modelo implementadas para o aluno.

Nota final: De acordo com a grelha tipológica dos projectos propostos será concebido um programa de acções teórico/didáctico complementar.

Adriano Rangel, Janeiro 2005