II Curso de Iniciação à Ilustração de Vertebrados
II Curso de Iniciação à Ilustração de Vertebrados
pelo ilustrador Marcos Oliveira
Local: Livraria Assírio & Alvim
Rua Passos Manuel, 67, 1150-258 Lisboa
Datas: 18, 20, 23, 25, 27 e 30 de Maio de 2005
Horário: 17h00 às 19h30
nº máximo de participantes em cada curso: 16
Inscrições até: 16 de Maio (2ª feira)
Organização: Assírio & Alvim
e Sociedade Portuguesa de Ciências Naturais (SPCN)
O interesse pela natureza generalizou-se. Cada vez mais pessoas em todo o mundo querem conhecer os seres vivos com que partilham o planeta e o modo como funciona o mundo natural. O número de publicações sobre a natureza e particularmente sobre animais e plantas cresceu muito, acompanhando esse interesse do público.
Mas neste tempo em que a fotografia, a televisão, todas as novas tecnologias da imagem quase dominam o nosso quotidiano, continuamos a encontrar desenhos e pinturas realizadas muitas vezes com as mesmas técnicas de há séculos atrás.
A mão do ilustrador continua a ser necessária. Nada a pode substituir, porque há coisas que só um desenho pode mostrar. O ilustrador é capaz de, em qualquer altura, produzir uma imagem perfeitamente nítida, na qual todos os pormenores do ser representado estão em evidência. Ele pode pintar uma paisagem cheia de animais e plantas e juntar-lhe os elementos que quiser. Pode até mostrar como é um animal por dentro.
O fotógrafo está limitado pela realidade. O ilustrador pode interpretar e modelar essa realidade de acordo com as necessidades. Uma ilustração permite dar a conhecer de uma forma rápida e eficaz, não só o aspecto físico de um organismo, mas conhecimentos científicos complexos, como as cadeias alimentares, as relações ecológicas entre os seres vivos, a sua distribuição no terreno, etc. Muito texto pode ser substituído por uma ilustração. Deste modo, a ilustração biológica oferece possibilidades quase ilimitadas a quem pretende transmitir ou divulgar ciência.
Marcos Oliveira
Nasceu em 1967, em Santa Maria da Feira. É Licenciado em História da Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Iniciou a carreira profissional de ilustrador em 1994. Em 1997 passou a dedicar-se quase exclusivamente à ilustração científica biológica, tendo sido o seu primeiro trabalho nesta área, a execução das ilustrações para os painéis de identificação do Oceanário de Lisboa, trabalho este coordenado por Pedro Salgado e em que participaram vários outros ilustradores. Desde então tem produzido ilustrações representando sobretudo a fauna e a flora de Portugal para o Instituto da Conservação da Natureza, organizações não governamentais, câmaras municipais, editoras e empresas da área do ambiente. Tem o seu trabalho publicado em numerosos livros, brochuras, painéis e posters. Ilustrou os painéis de sinalização dos Parques Naturais do Alvão, Douro Internacional e Vale do Guadiana, e ainda do Parque Florestal de Monsanto (Lisboa).
Utiliza as técnicas tradicionais de desenho e pintura com preferência pela aguarela e a tinta da China.
Inscrição: sócio da SPCN 80 euros , não sócio 100 euros
Enviar inscrição para: SPCN, Fac. de Ciências da Univ. de Lisboa, Campo Grande, 1749-016 Lisboa; e-mail: spcn@fc.ul.pt / Tel.: 217500000 ext. 22310
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home