sábado, fevereiro 12, 2005

Documento orientaçao - segundo semestre

Os docentes do quinto ano / departamento de design

Foruns mensais
Para pontos da situação e apresentação/apreciação
do trabalho desenvolvido pelos alunos.
Quinta, 10 de Fevereiro
Segunda, 7 de Março
Terça, 5 de Abril
Quarta, 4 de Maio
Sexta, 3 de Junho
(sempre das 14 às 18 horas)

Trabalho escrito
Todos os alunos devem apresentar mensalmente por email, em attachment (Word, TextEdit, RTF), enviado a todos os professores do quinto ano, uma revisão/ actualização do texto de projecto apresentado em Janeiro de 2005. Em função da natureza dos projectos e dos textos apresentados pelos alunos, estes trabalhos escritos poderão ser conduzidos no sentido de uma dissertação.

Dossier do projecto
Todos os alunos deverão reunir um dossier relativo ao seu projecto, onde depositarão documentação, esboços, experiências, escritos e transcrições, etc. etc. etc. Este dossier, que pode assumir as formas mais diversas, e terá um carácter informal, servirá como elemento de monitorização e apreciação processual do trabalho. Este dossier deve estar disponível / consultável durante o semestre e será entregue no final do ano, juntamente com o projecto na sua versão final.

Exposição
Prevê-se que o anterior sistema de apresentações finais de ano seja subsituído pela realização de uma exposição final, em que os alunos irão apresentar o seu projecto. A exposição será provavelmente realizada num espaço exterior à FBAUP, e será aberta ao público em geral. Os alunos deverão ter em conta que o material a fornecer para esta exposição fará parte do projecto que desenvolveram, embora não necessite de apresentar exaustivamente esse projecto na sua totalidade. A data e local desta exposição serão estabelecidos e comunicados dentro de cerca de um mês.

Avaliações
Parametros essenciais em forma de síntese na avaliação do segundo momento curricular

A) Qualidades mais ligadas ao Projecto
1. Fundamentação: Capacidade de dar a ver o sentido, a importância, a razão de ser do Projecto.
2. Metodologia/Aprofundamento: Capacidade de reflectir as escolhas processuais. Capacidade de aperfeiçoar (ir aperfeiçoando) a própria ideia, a essência, do Projecto.
3. Teoria/Prática: Capacidade de gerir e tornar fecundo o vaivém entre estes dois momentos.
4. Ruptura/Inovação/ Experimentação: Capacidade de distanciamento relativamente aos modelos convencionais. Capacidade de imaginar situações e procedimentos inéditos e de os testar.
5. Linguagem – Domínio e capacidade de desenvolvimento das linguagens empregues.
6. Expressão – Capacidade artística de “dar vida” ao que se faz.

B) Qualidades mais próprias do aluno
1. Autoria: Capacidade de “partir de si próprio”.
2. Crítica: Capacidade de análise crítica e de consciência auto-crítica.
3. Utopia: Capacidade de imaginar/construir “mundos novos”.
4. Comunicação: Capacidade de fazer entender e de se fazer entender.
5. Sustentabilidade e Transmissibilidade: Capacidade de “tornar fácil” a outrém continuar ou retomar aquilo que se fez.
6. Relacionamento: Capacidade de integração e de articulação nos colectivos em que opera.
7. Regeneração: Capacidade de superação de erros, insucessos, más experiências, ....

C) Componente escolar
1. Presença nas aulas.
2. Regularidade no trabalho.
3. Empenho no Projecto.
4. Participação nas actividades.
5. Cooperação na turma.
6. Aprendizagem constante.

D) Componente curricular
1. Na base dos pontos anteriores a avaliação será contínua e formativa.
2. Deverá reflectir a evolução e integração do aluno como pessoa e como autor no contexto da turma e do ano escolar (primeiro e segundo semestre).
3. Serão referentes globais: a capacidade para desenvolver projectos, tendo em conta as diferentes etapas na sua realização; os valores e atitudes manifestados, tanto no processo de ensino-aprendizagem como na relação com os outros.

E) Acompanhamento e atendimento dos Alunos
Colaboração na implementação de uma estrutura de desenvolvimento do projecto.
Procura de uma metodologia e planeamento de trabalho depois de tipificar o mesmo projecto.
Acompanhamento individual, face às caraterísticas específicas dos projectos e características pessoais, científicas e culturais de cada aluno. Face a uma exposição inicial de dúvidas colocadas por cada aluno, são sugeridas soluções subsidiadas por informações bibliográficas de acordo com o problema a resolver.
Acompanhamento na produção técnica do projecto.
Demonstrações práticas e aplicativas em situações modelo implementadas para o aluno.

FBAUP, 10 de Fevereiro de 2005