"objecto experimental intermédia"
por adriano rangel
Lançam-se os dados:
1. "objecto experimental intermédia", o que é, ou, pode ser?
Objecto, ou dispositivos de objectos que articulem e integrem imagem, som e movimento desenvolvidos através de métodos de pesquisa e inovação dos quais resultará um evento mediatizado entre autor(s) e público(s).
2. Potenciar as “máquinas de visão” em dimensões multiplas. Ultrapassar o paradigma emissor/recepctor. Um programa de multiplos emissores torna mais livre a escolha do público, portanto o fenómeno da comunicação torna-se mais colectivo. Pode mesmo constituir um fruir do processo da comunicação ou/ da transcomunicação, se calhar da não comunicação.
3. Reconhecimento da importância de que o espectador e o contexto podem determinar a dimensão estética dos objecto. Hoje, as possibilidades criativas podem depender da contextualização, da descontextualização e da recontextualização. Ou até do conhecimento das regras de constução para se deconstruir.
"Pensar por imagens é talvez o único processo eficaz de que a inteligência dispõe para perscrutar os altos problemas da filosofia, da ciência e da arte".
Manuel Teixeira-Gomes, Escritor e 7º Presidente da Rép. Portuguesa, in Carnaval Literário, 1938
4. A imagem como elemento estruturante da linguagem do artista plástico, do designer, do cineasta e do cientista. A dimensão pedagógica da imagem potencia os mecanismos de comunicação do grupo.
5. Interpretar os modelos e praxis inerentes aos novos aparatos audiovisuais de produção e reprodução de comunicação, aparatos esses capazes de desenvolver mensagens e discursos visuais dos quais decorram atitudes de elevada cooperação e integração do indivíduo no colectivo.
6. Adquirir na teoria e na prática a compreensão dos fenómenos da comunicação visual como base rigorosa de um sistema: significado/ser/estrutura/forma/produto/contexto
7. Estruturação, pré produção, produção e pós produção de projectos visuais desenvolvidos em suportes digitais e/ou analógicos, baseados numa grelha de trabalho: conteúdo, organização e navegação, design visual, eficácia, compatibilidade e interactividade.
8. O princípio da criatividade pode resultar da integração de conhecimentos diferenciados sistematizados em ordem a um referencial estético contemporâneo.
Lançam-se os dados:
1. "objecto experimental intermédia", o que é, ou, pode ser?
Objecto, ou dispositivos de objectos que articulem e integrem imagem, som e movimento desenvolvidos através de métodos de pesquisa e inovação dos quais resultará um evento mediatizado entre autor(s) e público(s).
2. Potenciar as “máquinas de visão” em dimensões multiplas. Ultrapassar o paradigma emissor/recepctor. Um programa de multiplos emissores torna mais livre a escolha do público, portanto o fenómeno da comunicação torna-se mais colectivo. Pode mesmo constituir um fruir do processo da comunicação ou/ da transcomunicação, se calhar da não comunicação.
3. Reconhecimento da importância de que o espectador e o contexto podem determinar a dimensão estética dos objecto. Hoje, as possibilidades criativas podem depender da contextualização, da descontextualização e da recontextualização. Ou até do conhecimento das regras de constução para se deconstruir.
"Pensar por imagens é talvez o único processo eficaz de que a inteligência dispõe para perscrutar os altos problemas da filosofia, da ciência e da arte".
Manuel Teixeira-Gomes, Escritor e 7º Presidente da Rép. Portuguesa, in Carnaval Literário, 1938
4. A imagem como elemento estruturante da linguagem do artista plástico, do designer, do cineasta e do cientista. A dimensão pedagógica da imagem potencia os mecanismos de comunicação do grupo.
5. Interpretar os modelos e praxis inerentes aos novos aparatos audiovisuais de produção e reprodução de comunicação, aparatos esses capazes de desenvolver mensagens e discursos visuais dos quais decorram atitudes de elevada cooperação e integração do indivíduo no colectivo.
6. Adquirir na teoria e na prática a compreensão dos fenómenos da comunicação visual como base rigorosa de um sistema: significado/ser/estrutura/forma/produto/contexto
7. Estruturação, pré produção, produção e pós produção de projectos visuais desenvolvidos em suportes digitais e/ou analógicos, baseados numa grelha de trabalho: conteúdo, organização e navegação, design visual, eficácia, compatibilidade e interactividade.
8. O princípio da criatividade pode resultar da integração de conhecimentos diferenciados sistematizados em ordem a um referencial estético contemporâneo.
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