Documento de Estrutura Curricular - 5º ano 2004/05
Documento de estrutura do 5º ano para 2004/05
Razões para este documento:
1. É a tentativa de efectivação de um desejo já antigo de atribuir ao 5º ano o espaço cientifico-pedagógico de projecto final de curso.
2. Permite estratégias de trabalho mais fluidas (e curiosamente mais sólidas), para além de libertar tempo e espaço mental para o desenvolvimento de investigação e projectos editoriais (no caso dos professores) e de investigação e preparação de vida profissional (no caso dos alunos).
3. Faz convergir estratégias pedagógicas e estabelece dinâmicas fortes entre as várias áreas, salvaguardando a autonomia cientifico-pedagógica de cada docente.
4. Cumpre e antecipa as inevitáveis alterações curriculares solicitadas pela União Europeia, abrindo caminho à transformação do 5º ano em 1º ano de Mestrado.
A estrutura do ano lectivo dividir-se-á em dois momentos curriculares distintos e sequenciais:
Primeiro momento (10 semanas, até ao Natal): período lectivo cumprido em formato de aulas, em todas as disciplinas, onde se consolida um reportório de formação dos alunos na expectativa de projectos individuais. Existirá um registo de presenças de alunos em todas as aulas, para fins estatísticos e de avaliação.
Segundo momento (18 semanas, até final do ano lectivo): adopção de um modelo pedagógico de desenvolvimento de projectos individuais.
Os alunos serão organizados em grupos de cerca de doze, a distribuir por todos os professores do 5º ano, em que cada docente terá a seu cargo a orientação dos projectos desses (cerca de) doze alunos. A distribuição dos alunos por docentes será feita no início de Janeiro, na medida das vocações e vontades demonstradas pelos mesmos.
Neste segundo momento, as aulas distintas por disciplina cessariam, sendo substituídas por um conjunto de acções pedagógicas da responsabilidade de cada docente e dirigidas ao grupo de alunos a seu cargo. O aluno teria que se reportar apenas ao docente responsável, salvo quando o referido docente entenda que deve encaminhar o aluno para orientação adicional por outro(s) colega(s).
Este período será suportado por um diagrama que contempla as seguintes áreas e respectivos docentes:
Narrativas Visuais. Adriano Rangel (Fotografia) jrangel@fba.up.pt
História e Teoria do Design. Beatriz Gentil (Desenho Gráfico) beatrizgentil@netcabo.pt
Design Editorial. Eduardo Aires (Grafismo Publicitário e Editorial) eduardo@eairesdesign.pt
Crítica e Investigação em Design. Heitor Alvelos (Desenho Gráfico) halvelos@fba.up.pt
Multimedia e Artes do Tempo. Vítor Almeida (Cine-video) vitoralmeida@gmail.com
Design e Consciência Social. Vítor Martins (História da Comunicação) vmartins@fba.up.pt
Avaliações
A primeira avaliação formal corresponderá ao trabalho desenvolvido no primeiro momento acima descrito; os alunos serão avaliados a cada disciplina em separado. Esta avaliação será integrada do sistema de avaliação contínua, segundo a legislação em vigor.
Uma segunda avaliação, informal, decorrerá por volta da 18ª semana lectiva, e corresponderá a um ponto da situação relativo ao projecto em curso.
A segunda avaliação formal, no final do ano lectivo, será, em primeira instância, definida pela classificação da responsabilidade do docente orientador do projecto. Será ainda complementada, para efeitos de classificação disciplina a disciplina, pelas informações respeitantes ao primeiro momento do ano lectivo e pela informação recolhida por cada docente nos ´foruns´ a realizar mensalmente.
Aos alunos será exigido:
- O cumprimento dos projectos propostos em aula, até Dezembro de 2004.
- A nomeação de uma área central no seu projecto, e correspondente professor responsável, a acontecer na segunda semana de Janeiro, entre as disciplinas / professores do 5º ano.
- O desenvolvimento (individual ou em grupo) de um projecto autónomo.
- Presença em ´foruns´ do 5º ano, de periodicidade mensal, com a comparência de todos os docentes e alunos, para apresentação de projectos em curso.
- A presença semanal em tutorial com o docente responsável pelo seu projecto.
- A apresentação do seu projecto no final do ano lectivo, em moldes aproximados aos já vigentes.
Aos docentes será exigido:
- Um número mínimo de aulas por mês (a estabelecer), por forma a apresentar matéria relevante da sua área de especialidade, manter e incentivar dinâmicas de grupo e passar a informação importante a todos os alunos pelos quais é responsável.
- O cumprimento da carga horária atribuida através de aulas, tutoriais individuais e visitas de estudo.
- Presença em ´foruns´ mensais, com todos os professores e alunos, para coordenação transversal.
Em todo o processo, é salvaguardada a autonomia cientifico-pedagógica de cada docente.
Serão ainda contempladas, durante o ano lectivo, situações de estágio e de projecto para entidades parceiras. Estas situações serão acompanhadas caso a caso, por um conjunto de docentes a nomear em função da natureza da parceria.
A coordenação do ano lectivo estará a cargo dos docentes Beatriz Gentil e Adriano Rangel.
Blog de 5º ano, 2004/05
www.quintoanodesign.blogspot.com
Razões para este documento:
1. É a tentativa de efectivação de um desejo já antigo de atribuir ao 5º ano o espaço cientifico-pedagógico de projecto final de curso.
2. Permite estratégias de trabalho mais fluidas (e curiosamente mais sólidas), para além de libertar tempo e espaço mental para o desenvolvimento de investigação e projectos editoriais (no caso dos professores) e de investigação e preparação de vida profissional (no caso dos alunos).
3. Faz convergir estratégias pedagógicas e estabelece dinâmicas fortes entre as várias áreas, salvaguardando a autonomia cientifico-pedagógica de cada docente.
4. Cumpre e antecipa as inevitáveis alterações curriculares solicitadas pela União Europeia, abrindo caminho à transformação do 5º ano em 1º ano de Mestrado.
A estrutura do ano lectivo dividir-se-á em dois momentos curriculares distintos e sequenciais:
Primeiro momento (10 semanas, até ao Natal): período lectivo cumprido em formato de aulas, em todas as disciplinas, onde se consolida um reportório de formação dos alunos na expectativa de projectos individuais. Existirá um registo de presenças de alunos em todas as aulas, para fins estatísticos e de avaliação.
Segundo momento (18 semanas, até final do ano lectivo): adopção de um modelo pedagógico de desenvolvimento de projectos individuais.
Os alunos serão organizados em grupos de cerca de doze, a distribuir por todos os professores do 5º ano, em que cada docente terá a seu cargo a orientação dos projectos desses (cerca de) doze alunos. A distribuição dos alunos por docentes será feita no início de Janeiro, na medida das vocações e vontades demonstradas pelos mesmos.
Neste segundo momento, as aulas distintas por disciplina cessariam, sendo substituídas por um conjunto de acções pedagógicas da responsabilidade de cada docente e dirigidas ao grupo de alunos a seu cargo. O aluno teria que se reportar apenas ao docente responsável, salvo quando o referido docente entenda que deve encaminhar o aluno para orientação adicional por outro(s) colega(s).
Este período será suportado por um diagrama que contempla as seguintes áreas e respectivos docentes:
Narrativas Visuais. Adriano Rangel (Fotografia) jrangel@fba.up.pt
História e Teoria do Design. Beatriz Gentil (Desenho Gráfico) beatrizgentil@netcabo.pt
Design Editorial. Eduardo Aires (Grafismo Publicitário e Editorial) eduardo@eairesdesign.pt
Crítica e Investigação em Design. Heitor Alvelos (Desenho Gráfico) halvelos@fba.up.pt
Multimedia e Artes do Tempo. Vítor Almeida (Cine-video) vitoralmeida@gmail.com
Design e Consciência Social. Vítor Martins (História da Comunicação) vmartins@fba.up.pt
Avaliações
A primeira avaliação formal corresponderá ao trabalho desenvolvido no primeiro momento acima descrito; os alunos serão avaliados a cada disciplina em separado. Esta avaliação será integrada do sistema de avaliação contínua, segundo a legislação em vigor.
Uma segunda avaliação, informal, decorrerá por volta da 18ª semana lectiva, e corresponderá a um ponto da situação relativo ao projecto em curso.
A segunda avaliação formal, no final do ano lectivo, será, em primeira instância, definida pela classificação da responsabilidade do docente orientador do projecto. Será ainda complementada, para efeitos de classificação disciplina a disciplina, pelas informações respeitantes ao primeiro momento do ano lectivo e pela informação recolhida por cada docente nos ´foruns´ a realizar mensalmente.
Aos alunos será exigido:
- O cumprimento dos projectos propostos em aula, até Dezembro de 2004.
- A nomeação de uma área central no seu projecto, e correspondente professor responsável, a acontecer na segunda semana de Janeiro, entre as disciplinas / professores do 5º ano.
- O desenvolvimento (individual ou em grupo) de um projecto autónomo.
- Presença em ´foruns´ do 5º ano, de periodicidade mensal, com a comparência de todos os docentes e alunos, para apresentação de projectos em curso.
- A presença semanal em tutorial com o docente responsável pelo seu projecto.
- A apresentação do seu projecto no final do ano lectivo, em moldes aproximados aos já vigentes.
Aos docentes será exigido:
- Um número mínimo de aulas por mês (a estabelecer), por forma a apresentar matéria relevante da sua área de especialidade, manter e incentivar dinâmicas de grupo e passar a informação importante a todos os alunos pelos quais é responsável.
- O cumprimento da carga horária atribuida através de aulas, tutoriais individuais e visitas de estudo.
- Presença em ´foruns´ mensais, com todos os professores e alunos, para coordenação transversal.
Em todo o processo, é salvaguardada a autonomia cientifico-pedagógica de cada docente.
Serão ainda contempladas, durante o ano lectivo, situações de estágio e de projecto para entidades parceiras. Estas situações serão acompanhadas caso a caso, por um conjunto de docentes a nomear em função da natureza da parceria.
A coordenação do ano lectivo estará a cargo dos docentes Beatriz Gentil e Adriano Rangel.
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